Há mais de dois anos, a ADCAP Nacional vem estudando a possibilidade, avaliando fornecedores e custos para instaurar ação judicial contra o Banco BNY Mellon nos Estados Unidos. Todas as análises foram feitas, a estrutura está pronta e, agora, submete a seus associados assistidos do Postalis a possibilidade de participar dessa ação judicial.
A ação judicial será em nome da ADCAP, mas apenas em representação dos associados que aderirem e se responsabilizarem pelos custos envolvidos. A ação pretendida propõe a condenação do referido Banco a pagar indenização pelas perdas financeiras causadas a cada um dos autores que estiverem nominados na ação. Ou seja, em caso de êxito, os valores conquistados serão destinados a cada um dos participantes individualmente. Esta ação tem, portanto, objeto distinto das ações anteriores, já movidas pela ADCAP contra o BNY Mellow.
A equipe de profissionais que conduzirá a ação judicial nos Estados Unidos é composta por advogados, economistas e outros profissionais, brasileiros e americanos. Os trabalhos serão desempenhados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Processos judiciais nos EUA são extremamente dispendiosos, especialmente quando há muitos elementos técnicos, como será o caso da ação contra o BNY Mellon, envolvendo a análise de profissionais muito especializados.
Hoje temos aproximadamente 10.000 associados, sendo 3.500 aposentados e 6.500 na ativa.
O custo da ação judicial não varia, mesmo que seja proposta por alguns associados ou por todos os filiados à ADCAP. Assim, o valor a ser pago por associado para integrar a ação judicial dependerá do número de interessados.
O pagamento do valor deverá ser efetivado à vista. A ADCAP, no entanto, estabelecerá convênio com instituição financeira/bancária para que ela conceda empréstimo com taxa diferenciada aos associados que não possam efetivar o pagamento, em uma só vez, do valor da ação judicial.
Em verdade, essa ação se configura como o meio mais provável de recuperação dos recursos em relação ao BNY Mellon (contando com a celeridade e o rigor da Justiça americana); trata-se, assim, de uma decisão simples para o associado: investir para tentar recuperar o prejuízo sofrido ou abandonar o seu direito.
Importante lembrar que todos os autores da ação judicial têm que ser associados à ADCAP.
Neste momento, estamos avaliando qual será o universo de interessados nesta ação.
Desta forma, todos os associados que tiverem interesse de ingressar como autores da ação judicial que será instaurada contra o BNY Mellon nos EUA deverão se manifestar, enviando um e-mail para acaobnyusa@adcap.org.br confirmando o seu interesse em participar da ação e informando, também, seu nome completo, CPF, matrícula e a qual Núcleo Regional pertence.
As dúvidas sobre o assunto poderão ser esclarecidas pelo e-mail duvidabnyacao@adcap.org.br
O prazo para essa manifestação encerrará em 01/04/2021.
Uma vez identificado o total de associados interessados em seguir com a ação faremos, então, uma nova avaliação da condição de ingresso. A partir disso, informaremos aos interessados o resultado os valores exatos a serem pagos, bem como a documentação necessária para prosseguimento da ação.
Direção Nacional da ADCAP.