ADCAP INGRESSA COM AÇÃO COLETIVA CONTRA COBRANÇA DE EQUACIONAMENTO DO PLANO BD

Como é do conhecimento dos associados, a ADCAP tem atuado de forma intensa e permanente contra todas as medidas adotadas pelos Correios e gestores do Postalis, que penalizam seus os participantes ativos e assistidos.

RTSA
Assim se deu quando os Correios decidiram, em 2014, deixar de pagar sua dívida com o Fundo BD SALDADO (parcela denominada RTSA), produzida por ocasião do fechamento e saldamento compulsório do Fundo BD em 2005 e 2008, respectivamente. A ADCAP cobra essa dívida de mais de 2 bilhões na justiça.

BNY MELLON
Do mesmo modo, com relação às perdas financeiras de diversas aplicações temerárias e fraudulentas, que penalizam os participantes em mais de 3 bilhões, a ADCAP possui ação coletiva para responsabilizar os Correios e o Banco BNY no Brasil, desde 2016.

REPRECIFICAÇÃO DE ATIVOS
Em outro tema relevante, a reprecificação de ativos realizadas pela PREVIC, mediante atuação de interventor que destruiu cerca de 50% dos ativos garantidores do Fundo BD e parcela relevante do Fundo POSTALPREV, a ADCAP possui ação coletiva que discute as ilegalidades cometidas nesse procedimento, situação que envolve mais de 4 bilhões de reais.

BNY MELLON nos EUA
Em curso também ação contra o BNY nos EUA, para responsabilizar o banco garantidor dos investimentos do Postalis, que foram comprovadamente fraudados. Essa ação busca a indenização dos integrantes da ação.

CONTRIBUIÇÕES EXTRAORDINÁRIAS – EQUACIONAMENTO
E agora, considerando, todo o histórico desde o fechamento e saldamento do Plano BD, as fraudes cometidas, sob responsabilidade direta dos Correios, em razão dos gestores indicados e da falta de fiscalização, ingressamos com ação coletiva em favor dos participantes associados ativos e assistidos, para não serem chamados a pagar contribuição extraordinária, de responsabilidade, exclusiva, dos Correios.

Essa nova ação poderá ser consultada no site da ADCAP na aba Processos.

Direção Nacional da ADCAP.