Postalis – temas estratégicos

A ADCAP, FAACO, FENTECT e FINDECT, em atuação conjunta, enviaram carta ao Presidente dos Correios solicitando reunião para tratar de temas estratégicos relativos ao Postalis, como: 1. Atuação em face do banco BNY Mellon; 2. Dívida da RTSA; 3. Alteração no Estatuto do Postalis e 4. Novo Plano CD. Veja Carta disponível no link https://adcap.org.br/wp-content/uploads/CT-008-2024-Presidente-ECT.pdf

Após insistências, foi marcada reunião para dia 16/10/24, às 15h, no Edifício Sede da Superintendência dos Correios, em SP. De última hora, apenas com informações genéricas de impedimento do Presidente dos Correios, a reunião foi cancelada.

Com relação a atuação em face do BNY MELLON, a audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Deputados foi adiada, por forças ocultas, do mesmo modo, a reunião conjunta com os Correios e Postalis, para tratar do mesmo tema, também foi adiada. Essas situações geram angústia e dúvidas aos participantes e assistidos do Postalis.

O enfrentamento do banco BNY MELLON é uma luta em que Postalis, Correios e instituições representativas estão do mesmo lado, pois, tanto participantes e assistidos, como os Correios, estão arcando, mês-a-mês, com pesados pagamentos para garantir a liquidez do Plano BD Saldado.

Os participantes terão desconto de 75% do BPS no próximo 13º salário, os assistidos receberão apenas 25% do valor do seu benefício como 13º, os Correios assinaram termo de dívida superior a 7,0 bilhões de reais.

Em nossa realidade econômica, em especial dos Correios, não se justifica a protelação do debate de tema estratégico tão relevante. As lideranças atuam em representação institucional de suas entidades, quando cancelam compromissos, protelam decisões, expõe a dúvidas, não os líderes, mas suas organizações.

A luta é dura, os interesses e vaidades grandes, mas continuaremos com fé, energia e determinação.

Direção Nacional da ADCAP.