You are currently viewing 25 de janeiro de 2023 – Dia do Carteiro – 360 Anos dos Correios

25 de janeiro de 2023 – Dia do Carteiro – 360 Anos dos Correios

Cultura, história e desenvolvimento

Muitos historiadores e pesquisadores questionam a data correta de estabelecimento do serviço de correios no Brasil. Pesquisas apontam que o serviço postal foi estabelecido em 19 de dezembro de 1662 e não 25 de janeiro de 1663.

Independente das pesquisas, o dia 25 de janeiro foi consagrado pela tradição e costumes como Dia do Carteiro, representante símbolo dos serviços de Correios no Brasil. Hoje, portanto, para os carteiros em atividade e aposentados, devemos render todas as homenagens pelos relevantes serviços que prestam a todos os brasileiros.

Dia 25 de janeiro também é consagrado aos Correios, pois a certidão de nascimento do serviço postal se dá com o início da atividade do primeiro carteiro no território nacional, em 1663, na cidade do Rio de janeiro. Razão da coincidência das datas de comemoração – Dia do Carteiro e Dia dos Correios.

No início, o serviço postal se dava com a entrega das correspondências pelo carteiro – Assistente de Correio-mor – João Cavaleiro Cardoso, que recebia as cartas dos navios e as entregava na localidade. Essa entrega não era em domicílio, era feita mediante pregão e colocação em lista.

Desde lá, os serviços de Correios e as atividades de Carteiro passaram a fazer parte da vida social, política e econômica do Brasil, estando presente em momentos históricos importantes e, sempre, contribuindo para a integração do território nacional, redução das assimetrias regionais e desenvolvimento do País.

Os Carteiros e os Correios, este como primeiro serviço público estabelecido em nosso território, representam, expressamente, ideais de democracia, harmonia, nacionalismo e humanidade, pois com sua presença em todas as localidades, tarifas módicas e universalidade de acesso garantem aos brasileiros intercâmbio de mensagens e mercadorias.

Os brasileiros, recentemente, disseram não concordar com a privatização dos Correios, do mesmo modo que dizem agora que necessitam do serviço público de Correios gerido de modo probo, eficiente e que atenda às necessidades e expectativas da sociedade.

Os Carteiros e os Correios são história, cultura e desenvolvimento.

Neste dia 25, um viva aos Carteiros! Um viva aos profissionais dos Correios! Um viva aos Correios do Brasil!

Direção Nacional da ADCAP.