PAISAGEM MARINHA

Peça teatral de Edward Albee inédita no Brasil
Direção de Regius Brandão

Produção Executiva: Gisele Lery e Regius Brandão

Paisagem Marinha (título original Seascape – Prêmio Pulitzer de Dramaturgia, 1975) é o projeto de produção para montagem da peça teatral homônima, do dramaturgo norte americano Edward Albee, um dos mais consagrados da dramaturgia universal do último século. No Brasil se tornaram grandes sucessos as montagens de algumas de suas obras como “Quem Tem Medo De Virginia Woolf”, “Três Mulheres Altas”, “A Senhora Dubuque”, “Silvia e a Cabra”, entre outras. Apesar de “Paisagem Marinha” ter sido uma de suas obras mais consagradas e encenadas pelo mundo, nos palcos brasileiros ela ainda permanece inédita.

O que é a peça

Texto premiado que nunca foi montado no Brasil. A trama conta a história de um casal de meia-idade, Nancy e Charlie, que em um piquenique discute sobre as suas vidas, sonhos e planos para a aposentadoria e são surpreendidos por um inusitado casal, Sarah e Leslie, que decidiram deixar as profundezas do oceano para viverem em terra. Surgem situações divertidas ao mesmo tempo com profundas reflexões sobre tolerância, igualdade, comunicação, relacionamento, esperança, vida, morte.

O medo inicial, e depois as suspeitas de uns sobre os outros, logo são substituídos pela curiosidade e, em pouco tempo, os humanos e os lagartos (que falam admiravelmente a língua dos humanos) estão engajados em um diálogo fascinante. Os lagartos, que estão em um estágio muito avançado de evolução, estão contemplando a possibilidade aterrorizante, mas emocionante, de embarcar na vida fora da água; e o casal, para quem a existência se tornou monótona e rotineira, tem as respostas para suas perguntas mais urgentes. Essas respostas são dadas com calor, humor e eloquência poética, e com reverberações emocionais e intelectuais que perdurarão no coração e na mente do público por muito tempo depois que a peça terminar.

Conheci a peça durante uma residência no Teatro El Galpón de Montevidéo, Uruguai. Fiquei fascinado pelo caráter fantástico de um casal de lagartos contracenar com um casal de humanos. Por ser também uma comédia de Albee, coisa rara em sua obra. A qualidade do texto, desconhecido até então para mim, e a surpresa de ver em cena aqueles lagartos tão bem caracterizados, imediatamente me remeteram a um desafio que eu gostaria de enfrentar como encenador e /ou ator. Oito anos depois, ao começar uma parceria artística com a atriz Gisele Lery, iniciamos um processo de aquisição dos direitos autorais junto aos representantes do autor nos Estados Unidos. Feito o contrato dos direitos, o segundo passo foi contratar a tradução. E começar a convidar a melhor equipe que pudéssemos contar.”

Regius Brandão, diretor.

Contatos:

Gisele Lery: (51) 989454589

Regius Brandão: (51) 996186827

Instagram: @paisagem.marinha.albee